Windows Explorer muito lento - Windows 10


Inicialmente sugiro que verifique as opções de indexação do Windows:

  • Na barra de pesquisas do Windows digite “Opções de indexação”;
  • Clique no resultado encontrado;
  • Em “Locas incluídos”, verifique se há algum local que não utiliza, caso haja clique em modificar e desabilite-o;
  • Clique em Avançado e em seguida Recriar;
  • Se o problema persistir, retorne à janela Opções Avançadas e clique em Solucionar problemas de pesquisa e indexação > A pesquisa ou indexação está reduzindo o desempenho do computador;

Poderá tentar outros procedimentos caso o comportamento persista:

Método 1 - Limpe os arquivos temporários do sistema: 

  1. Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R  para abrir o Executar.
  2. Agora digite TEMP e clique em OK.
  3. Será aberta a pasta TEMP, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso.
  4. Novamente pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.
  5. Digite %TEMP% e clique em OK.
  6. Será aberta a pasta %TEMP%, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso.
  7. Novamente pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.
  8. Digite Prefetch e clique em OK.
  9. Será aberta a pasta Prefetch, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso. 

Método 2 – Escaneamento do sistema:

Execute o Verificador de Arquivos do Sistema (SFC.exe) para procurar e corrigir arquivos corrompidos:

  1. Clique simultaneamente nas teclas Windows + X;
  2. Nas opções que se apresentam cliquem em Prompt de Comando (Admin);
  3. Na tela Prompt de Comando digite SFC /SCANNOW e pressione Enter (esse procedimento levará alguns minutos).

Após a execução dessa ferramenta, será apresentado um relatório com os arquivos corrigidos ou não.

Método 3 – Inicialização limpa:

Desabilite todos os programas de terceiros, ou seja, uma Inicialização limpa, para verificar se alguns dos programas instalados em seu computador possam estar provocando esse comportamento:

  1. Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas Windows + R para abrir o Executar;
  2. No Executar digite MSCONFIG e clique em OK para abrir a Configuração do Sistema;
  3. Na guia Serviços, assinale a opção Ocultar todos serviços Microsoft e clique em Desativar Tudo;
  4. Clique em Aplicar e em OK;
  5. Reinicie o computador.

NOTA: Este procedimento desabilita todos serviços e programas de terceiros. Você pode posteriormente, se o problema for solucionado desta forma, habilitar os programas e serviços que serão inicializados com o Windows, seletivamente, ao invés de manter todos desativados. Se o problema voltar após ativação da inicialização de um serviço ou programa em especifico, o problema está exatamente na inicialização deste software e é recomendável removê-lo.


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