Inicialmente sugiro que verifique as opções de indexação do Windows:
- Na barra de pesquisas do Windows digite “Opções de indexação”;
- Clique no resultado encontrado;
- Em “Locas incluídos”, verifique se há algum local que não utiliza, caso haja clique em modificar e desabilite-o;
- Clique em Avançado e em seguida Recriar;
- Se o problema persistir, retorne à janela Opções Avançadas e clique em Solucionar problemas de pesquisa e indexação > A pesquisa ou indexação está reduzindo o desempenho do computador;
Poderá tentar outros procedimentos caso o comportamento persista:
Método 1 - Limpe os arquivos temporários do sistema:
- Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.
- Agora digite TEMP e clique em OK.
- Será aberta a pasta TEMP, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso.
- Novamente pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.
- Digite %TEMP% e clique em OK.
- Será aberta a pasta %TEMP%, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso.
- Novamente pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.
- Digite Prefetch e clique em OK.
- Será aberta a pasta Prefetch, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso.
Método 2 – Escaneamento do sistema:
Execute o Verificador de Arquivos do Sistema (SFC.exe) para procurar e corrigir arquivos corrompidos:
- Clique simultaneamente nas teclas Windows + X;
- Nas opções que se apresentam cliquem em Prompt de Comando (Admin);
- Na tela Prompt de Comando digite SFC /SCANNOW e pressione Enter (esse procedimento levará alguns minutos).
Após a execução dessa ferramenta, será apresentado um relatório com os arquivos corrigidos ou não.
Método 3 – Inicialização limpa:
Desabilite todos os programas de terceiros, ou seja, uma Inicialização limpa, para verificar se alguns dos programas instalados em seu computador possam estar provocando esse comportamento:
- Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas Windows + R para abrir o Executar;
- No Executar digite MSCONFIG e clique em OK para abrir a Configuração do Sistema;
- Na guia Serviços, assinale a opção Ocultar todos serviços Microsoft e clique em Desativar Tudo;
- Clique em Aplicar e em OK;
- Reinicie o computador.
NOTA: Este procedimento desabilita todos serviços e programas de terceiros. Você pode posteriormente, se o problema for solucionado desta forma, habilitar os programas e serviços que serão inicializados com o Windows, seletivamente, ao invés de manter todos desativados. Se o problema voltar após ativação da inicialização de um serviço ou programa em especifico, o problema está exatamente na inicialização deste software e é recomendável removê-lo.